domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bolo de Puba fresca, Massa nordestina:


Ingredientes:


1kg de massa pubá
4 ovos
3 xícaras de açúcar
1 vidro de leite de coco
100g de manteiga ou margarina
100g de coco ralado fresco ou seco
2 colheres de sopa de fermento
Modo de Preparo:
bater a manteiga com açúcar e os ovos,bata bem.
misture com a mão a massa o coco ralado , o leite e o fermento.
Coloque numa forma grande untada e leve a o forno para assar.
asse ate você enfiar o palito e o palito sair limpo.

14 comentários:

  1. BOLO DE PUBA:
    Vc sabe o que é PUBA?

    Puba é uma massa fermentada extraída da mandioca e muito utilizada na produção de bolos, biscoitos, minguau e várias receitas típicas do norte e do nordeste brasileiro.
    O processo de obtenção da puba consiste em deixar a mandioca de molho num recipiente com água por sete dias. No final desse período a mandioca estarár mole, então escorre-se a água, lava-se abundantemente a mandioca e em seguida ela é ralanda.
    Com a mandioca ralada, escorre-se completamente o líquido. Normalmente é separada em proções, protegidas com papel filme e guardadas no refrigerador por uma semana na ou por seis meses no congelador..

    ResponderExcluir
  2. e quele bolo que agente compra na casa do nordeste como ele e feito que fica com camada fundo caramelado

    ResponderExcluir
  3. eu queria a receita do bolo de puba que se compra na casa do norte ..depaula.marcio07@gmail.com caso alguem tenha por favor me envie

    ResponderExcluir
  4. Aquele bolo da casa do norte fica com aquele jeito de pudim no meio porque a massa é escaldada, ou seja coloca-se agua quente com açúcar na massa .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim Ivan faz a calda do acucar e junta na massa com os outros ingredientes me explique direitinho como de faz.

      Excluir
  5. Eu gosto demais desse bolo me lembro quando era criança, ia na roça com meu pai arrancar mandiocas, a gente lavava raspava a pele da mandioca, e coloca num balde grande de metal, e ficava lá por mais de 1 semana , aí minha mãe tirava passava em outra agua , torcia num pano branco e colocava no sol pra secar , aprendi fazer muita coisa ajudando e observando meus pais , tenho saudades desse tempo, éramos pobres , mas agraciados por DEUS, casei com 1 moça daqui de SP, ela não conhece nada disso , e acha engraçado quando falo .

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto demais desse bolo me lembro quando era criança, ia na roça com meu pai arrancar mandiocas, a gente lavava raspava a pele da mandioca, e coloca num balde grande de metal, e ficava lá por mais de 1 semana , aí minha mãe tirava passava em outra agua , torcia num pano branco e colocava no sol pra secar , aprendi fazer muita coisa ajudando e observando meus pais , tenho saudades desse tempo, éramos pobres , mas agraciados por DEUS, casei com 1 moça daqui de SP, ela não conhece nada disso , e acha engraçado quando falo .

    ResponderExcluir
  7. E Sr. Ivan mas nos esquecemos nossas raízes

    ResponderExcluir
  8. Gosto de mais desse bolo.me lembro da minha infância

    ResponderExcluir
  9. Gosto de mais desse bolo.me lembro da minha infância

    ResponderExcluir
  10. Eu gosto muito deste bolo de puba ..me lembra a casa da minha mãe na semana santa ela faz bastante. ...

    ResponderExcluir
  11. Me tira de uma curiosidade é a seguinte
    a farinha de pubá (conhecida como faria d' água) nada mas é que a massa de puba seca? E caso esteja certa posso substituir a massa de puba fresca pela farinha de pubá para fazer este bolo?
    E caso eu esteja errada cual a diferença entre uma e outra
    De antemão muito obrigada

    ResponderExcluir